Segurança do trabalho em restaurantes – Saiba quais são os riscos existentes e como prevenir os acidentes em seu estabelecimento!

22 nov 2019 Materias

Não basta apenas garantir que a qualidade do que é servido e do ambiente, é preciso, também, promover a segurança do trabalho em restaurantes, garantindo a saúde de seus funcionários.

Compreender quais são os riscos existentes dentro de um restaurante e promover ações para prevenir possíveis acidentes é fundamental para garantir a segurança do trabalho em seu restaurante.

Neste artigo, vamos abordar quais são esses riscos e como é importante conhecê-los para saber como realizar a prevenção.

QUAIS SÃO OS RISCOS EXISTENTES EM UM RESTAURANTE? 

O restaurante é um estabelecimento em que pode ocorrer diversos acidentes. Por lidar com diversos utensílios pontiagudos, de vidro e gordura quente, por exemplo, qualquer deslize pode acarretar em um acidente.

Dentro de um restaurante, são diversas as situações propensas a acidentes de trabalho. Quando o cozinheiro está manuseando facas, especialmente as maiores, é preciso se atentar para que não ocorra cortes acidentais. Outra situação é o constante contato com líquidos e alimentos em alta temperatura, que podem gerar sérias queimaduras.

Além dos riscos mais comuns, é fundamental lembrar dos riscos existentes no fogão, gás e outros itens que podem causar incêndios ou lesões aos funcionários.

Se atentar a disposição de móveis, eletrodomésticos, dentre outros itens, é fundamental para facilitar a movimentação dentro do estabelecimento, impedindo acidentes de locomoção.

Esse aspecto também é válido para o ambiente fora da cozinha. A disposição e espaço entre mesas deve ser pensada para garantir a segurança dos garçons e garçonetes, por exemplo.

COMO PREVENIR?

Para realizar uma prevenção efetiva é necessário, antes de tudo, mapear todos os detalhes do seu restaurante que apresentam riscos para os colaboradores. Após isso, é preciso analisar que medidas podem ser aplicada para evitar a ocorrência de acidentes.

Por exemplo, quando se trata de altas temperaturas, a forma de evitar queimaduras é através da utilização de luvas térmicas. No caso de utensílios cortantes, é obrigatório o uso de tábuas e sempre se busca melhorias para tornar os utensílios mais seguros.

Parte da prevenção está atrelada a conscientização sobre os riscos e sobre as medidas adequadas para cada situação. Dessa forma, é fundamental que ocorram treinamentos para que todos os colaboradores do seu restaurante adquiram conhecimentos sobre as medidas preventivas, que são importantes para a garantia do bem estar dos mesmos.

CONCLUSÃO 

Promover a segurança de todos os colaboradores dentro de um restaurante é uma grande responsabilidade que deve ser encarada com seriedade, afinal, se trata da saúde e bem estar de pessoas.

Pode ser uma tarefa difícil lidar com a identificação de todos os riscos e a implementação de ações preventivas, por isso, se necessário, busque pelo auxílio de um profissional que tenha conhecimento sobre o assunto e que possa te ajudar a proporcionar um ambiente de trabalho seguro e favorável para o funcionamento de um restaurante de qualidade.

Fonte: CA Nova Contábil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Search

+