AÇÕES VOLTADAS PARA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

3 jan 2020 Materias

A harmonia entre vida pessoal e profissional é fundamental para termos um ambiente de trabalho com muito mais qualidade de vida. Para que um ambiente de trabalho seja saudável, é preciso que preze pelo bem estar e bom relacionamento entre superiores e funcionários.

Por isso, a qualidade de vida dentro das empresas é assunto chave quando falamos em produtividades e melhorias. São diversas as ações que podem ser aplicadas para promover essa mudança. Essas ações, para que melhorem a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, devem atender às necessidades dos funcionários.

Assim, será possível proporcionar uma rotina laboral e organizacional que preza tanto pelo bem-estar quanto para a produtividade. É bom lembrar que o funcionário que é satisfeito e bem valorizado vive melhor, trabalha melhor e é mais produtivo. Além disso, se torna mais saudável, o que diminui os índices de afastamentos e abstenções.

O que pode prejudicar a qualidade de vida no trabalho? Por vezes, devido ao ritmo de trabalho que levamos hoje em dia, não é muito difícil encontrar ambientes não saudáveis aos funcionários. Vários aspectos podem agravar o problema, e alguns são mais prejudiciais.

Veja quais são eles: Metas inalcançáveis: podem desmotivar os empregados, diminuindo sua disposição e afetando a qualidade de vida de cada um deles; Ambiente negativo: alguns fatores como má gestão e falta de reconhecimento podem acabar com as boas relações dentro de uma empresa. A comunicação deve ser adequada, assim como a boa convivência; Excesso de trabalho: ter uma hora para descanso é essencial. O funcionário deve conseguir equilibrar os horários de trabalho com sua vida familiar e social; Competitividade: quando há muita rivalidade entre os funcionários, isso reflete em falhas e gera um ambiente tenso.

O que fazer? Como qualquer problema dentro das empresas, cabe à gestão investir em programas que analisem e revertam a situação, promovendo maior bem estar e – consequentemente – produtividade a toda a companhia. Programas de saúde: trazer para dentro do ambiente profissional algumas ações que promovem maior qualidade de vida pode ser muito benéfico. Sessões de meditação, Quick Massage e Ginástica Laboral podem fazer muito bem ao funcionário, o que significa melhoras na sua produção e relação com o próximo; Boa comunicação: dentro de uma empresa, é essencial que a comunicação seja aberta e favorável. Assim, se concretiza um clima organizacional, onde o funcionário e o gestor estabelecem uma relação de confiança. É muito importante que a administração esteja aberta a sugestões e mudanças, para tornar o ambiente confortável para todos; Reconhecimento profissional: quem não quer ser reconhecido pelo que faz?

Empresas que apostam no reconhecimento de seus funcionários só têm a ganhar, visto que as gratificações contribuem para a sensação de valor e pertencimento dos empregados; Jornadas de trabalho flexibilizadas: dependendo da empresa, o funcionário não precisa ficar preso ao horário comercial. Horário esse que pode trazer grandes incomodações, como trânsito e estresses comuns da rotina. Um expediente flexibilizado pode trazer ao empregado melhores opções para coordenar todas as suas responsabilidades, reduzindo o estresse e aumentando o bem-estar; Programas de interação e cooperação: quando um ambiente é saudável, é preciso que o relacionamento entre os funcionários também seja. Fazer com que os seus empregados entendam que o sucesso da empresa é resultado de um esforço conjunto pode auxiliar na produtividade e no desenvolvimento de uma melhor comunicação interna.

Fonte: Conceito Zen

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Search

+